Resultados do Levantamento de Necessidades de Desenvolvimento para o Plano de Desenvolvimento de Pessoas da UFSC para 2023

23/12/2022 09:31

O Departamento de Desenvolvimento de Pessoas, por meio do Ofício Circular nº 10/2022/DDP/PRODEGESP, torna público os resultados do Levantamento de Necessidades de Desenvolvimento (LND) realizado entre agosto e setembro de 2022 com 15 centros de ensino e 16 unidades administrativas da UFSC.

O LND é realizado anualmente pela Coordenadoria de Capacitação de Pessoas (CCP/DDP/PRODEGESP) em conjunto com o Programa de Formação Continuada (PROFOR/CAAP/PROGRAD) e tem como finalidade mapear as demandas por ações de desenvolvimento (capacitações de curta e longa duração, além de licenças e afastamentos para capacitação) voltadas a Servidores Docentes e Técnico-Administrativos em Educação, em atendimento à Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP) do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (SIPEC).

Este foi o primeiro ano em que o levantamento foi realizado seguindo uma nova metodologia instituída pela Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia (SGDP/ME), que contou com três etapas: identificação das necessidades de desenvolvimento por parte das equipes; validação das necessidades pela direção das unidades; análise e priorização da necessidades pela PRODEGESP.

 

Resultados do Levantamento

Ao todo, foram identificadas 928 necessidades de desenvolvimento dos integrantes das 31 unidades participantes. Dentre as necessidades apontadas, 739 foram validadas pela direção das unidades. Dentre estas, 572 necessidades apresentaram semelhanças entre si e, portanto, foram aglutinadas em um grupo de 92 novas necessidades. Essas necessidades, somadas a outras 167 distintas entre si, compõem o montante de 259 necessidades de desenvolvimento aprovadas pela UFSC e enviadas para apreciação do órgão central do SIPEC, conforme representado na imagem a seguir.
Dentre as 259 necessidades de desenvolvimento enviadas ao SIPEC, 117 se concentram nas áreas da Educação e da Administração Pública, seguidas por 11 necessidades pertencentes à área de Ciências da Informação. 98 necessidades avaliadas ficaram diluídas em diversas outras áreas de conhecimento apresentadas no Portal SIPEC. O gráfico a seguir apresenta a distribuição das necessidades de desenvolvimento conforme a área de conhecimento.

Em 30 de novembro, juntamente com as demais instituições que fazem parte da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP), a UFSC recebeu da SGDP, órgão central do SIPEC, a manifestação técnica acerca de seu Plano de Desenvolvimento de Pessoas para 2023. A manifestação técnica foi divulgada em documento único para todas as instituições, contendo sugestões de Escolas de Governo que oferecem cursos com possibilidade de atenderem às necessidades apontadas pelas instituições.

 

Próximas Etapas

Com a publicação da manifestação técnica da SGDP, a Coordenadoria de Capacitação de Pessoas, em conjunto com a Coordenadoria de Avaliação e Apoio Pedagógico, iniciou a análise das sugestões de cursos das Escolas de Governo, bem como o planejamento das ações de desenvolvimento a serem viabilizadas tanto pela Divisão de Capacitação Continuada (DiCC/CCP) quanto pelo PROFOR, além dos procedimentos para a concessão de afastamentos e apoio financeiro à capacitação, organizados pela Divisão de Afastamento e Apoio à Capacitação (DAAC/CCP). Esse conjunto de ações visa contemplar, de forma integrada, as necessidades de desenvolvimento apontadas pela Universidade para o ano de 2023.

A CCP agradece a colaboração de todos que contribuíram para este importante processo de planejamento das ações de desenvolvimento de pessoas na UFSC. Tendo em vista que 2022 foi o primeiro ano de implantação da nova metodologia instituída pelo Ministério da Economia, solicitamos aos servidores que, se desejarem, encaminhem à Coordenadoria de Capacitação de Pessoas as dificuldades, críticas e sugestões sobre o processo realizado por meio do e-mail: ccp.ddp@contato.ufsc.br.