Palestra sobre Liderança e Gestão Acadêmica integra programação da Escola de Gestores da UFSC em 2026

22/06/2026 16:44

Na sexta-feira, 19 de junho, foi realizada a palestra “Liderança e Gestão Acadêmica”, ação integrante da programação da Escola de Gestores da UFSC em 2026. A palestra foi ministrada pelo Prof. Dr. Alexandre Cidral, atual Reitor da Universidade da Região de Joinville (Univille).

Durante a palestra, o professor abordou a liderança como um processo de influência, explorando diferentes perspectivas e modelos de liderança, como a Liderança Situacional, a Liderança Transformacional e a Liderança Positiva. Também apresentou o Modelo HERO do Capital Psicológico Positivo, destacando seus elementos e contribuições para o desenvolvimento de ambientes institucionais mais saudáveis e produtivos.

O encontro foi encerrado com uma reflexão sobre o perfil do gestor-líder contemporâneo, ressaltando a importância de competências relacionadas à influência, ao desenvolvimento de pessoas e à condução estratégica das instituições.

ESCOLA DE GESTORES: Palestra Gestão e Liderança Acadêmica

03/06/2026 17:51

A Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (PRODEGESP), em parceria com o Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária (INPEAU), promove a palestra “Gestão e Liderança Acadêmica”, ministrada pelo Prof. Dr. Alexandre Cidral, Reitor da Univille.

A atividade integra o Programa Escola de Gestores da UFSC.

A palestra tem como objetivo fortalecer competências de gestão e liderança no contexto universitário. O evento será realizado no dia 19 de junho, das 14h às 16h, por meio de webconferência.

Inscrições: clique aqui.

Participe!

Curso SUSTENTABILIDADE: DA TEORIA À PRÁTICA – CONCEITOS E APLICAÇÕES NA UFSC E NO COTIDIANO promove visita técnica à COMCAP

18/05/2026 11:17

No dia 14 de maio de 2026, servidores(as) participantes do curso “SUSTENTABILIDADE: DA TEORIA À PRÁTICA – CONCEITOS E APLICAÇÕES NA UFSC E NO COTIDIANO” participaram de uma visita técnica à Companhia Melhoramentos da Capital (COMCAP), em Florianópolis.

A atividade proporcionou aos(às) participantes uma experiência prática sobre gestão de resíduos sólidos, reciclagem e sustentabilidade urbana, aproximando os conteúdos trabalhados no curso das ações desenvolvidas no cotidiano da cidade. Durante a visita, os(as) servidores(as) puderam conhecer espaços e processos relacionados à coleta, separação e destinação de resíduos, além de refletir sobre os desafios e as possibilidades da sustentabilidade no contexto institucional e social.

A visita técnica integrou as atividades formativas do curso e reforçou a importância da sustentabilidade como prática coletiva, incentivando reflexões sobre consumo consciente, responsabilidade socioambiental e aplicação dos conhecimentos no ambiente institucional e na vida cotidiana.

“Saúde Mental Importa: Cuide-se!” reúne servidores(as) em momento de reflexão e cuidado

14/04/2026 15:33

No dia 13/04, foi realizado o curso Saúde Mental Importa: Cuide-se!, um momento especial voltado à conscientização e ao fortalecimento do cuidado com a saúde mental, tanto no ambiente de trabalho quanto na vida cotidiana.

Com carga horária de 4 horas, a atividade ocorreu na modalidade presencial e reuniu servidores(as) docentes e técnico-administrativos(as) da UFSC, promovendo um espaço qualificado de troca de experiências, escuta e acolhimento.

A ação contou com a contribuição dos(as) ministrantes Nicolle Doneda Ruzza, Roberto Carlos Ruiz, Jane Campos e Cristina Maftei Heringer.