Curso de Iniciação ao Ambiente Institucional inicia nova turma nesta quinta-feira

23/06/2017 17:30

Foto do curso
Cerca de 70 novos Servidores Técnico-Administrativos em Educação (TAEs) iniciaram nesta quinta-feira, 22 de junho, a segunda turma do curso de Iniciação ao Ambiente Institucional UFSC, que, além de apresentar a estrutura e o funcionamento da Instituição, visa oferecer subsídios para que os servidores possam, em suas ações, representar a missão da Universidade no exercício das funções do Estado.

Foto das representantes da PRODEGESPO curso iniciou com um encontro no Auditório da Reitoria, em Florianópolis, com a participação de servidores de todos os campi. No período da manhã, os novos servidores assistiram às apresentações da pró-reitora de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (PRODEGESP), Carla Búrigo, e da diretora do Departamento de Desenvolvimento de Pessoas (DDP/PRODEGESP), Patrícia Belli, que reforçaram os votos de boas-vindas e destacaram o conjunto de ações de acolhimento previstas pela PRODEGESP para estes servidores. Carla Búrigo também apresentou os três departamentos que compõem a PRODEGESP e destacou “a tônica do desenvolvimento” como posicionamento importante trazido pela Pró-Reitoria para a gestão de pessoas na UFSC.

Foto do Reitor da UFSCNa sequência, o encontro teve a participação do reitor Luiz Cancellier, que destacou a importância de todos os servidores – docentes e técnico-administrativos em educação – para o sucesso das atividades da UFSC no âmbito do ensino, da pesquisa, da extensão e da inovação. Segundo o reitor, “temos que combater o preconceito e as diferenças entre técnicos e docentes. Temos que rever os conceitos de ‘atividade fim’ e ‘atividade meio’, pois todos nós trabalhamos pela educação da sociedade”.

Ainda na parte da manhã, o encontro recebeu o chefe de gabinete, Áureo Moraes, que apresentou uma síntese da estrutura e do funcionamento da Universidade com suas diversas unidades administrativas e acadêmicas, além de vários órgãos suplementares. Durante a apresentação, Áureo também enfatizou a importância do combate ao preconceito e destacou diversas ações da UFSC relacionadas ao tema, como a implantação da Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades (SAAD) e a campanha “aqui tem diversidades”, utilizada no último Vestibular e no Calendário 2017, por exemplo.

Foto do Professor Narbal SilvaNa parte da tarde, o evento recebeu a palestra do professor Narbal Silva, do Departamento de Psicologia da UFSC, que falou sobre “Sentido e Felicidade no Trabalho”. Segundo o professor, “o trabalho tem um papel importante nas relações sociais, pois ele é um dos elementos que nos confere identidade”, uma vez que “é comum dizermos o que ‘fazemos’ no lugar do que ‘somos’ “, complementa. O professor destacou também a importância de se ter um ‘trabalho’ e não necessariamente um ‘emprego’, uma vez que o trabalho envolve a noção de ‘projeto’, de ‘objetivo’. “Ter ‘objetivos’ é o que nos faz seguir em frente e ajuda a dar ‘sentido’ às nossas vidas”, complementa.

Foto do diretor administrativo da SAADPor fim, os participantes assistiram à palestra do diretor administrativo da Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades (SAAD), Marcelo Tragtenberg, que apresentou uma síntese da estrutura e do funcionamento Secretaria, destacando diversas ações voltadas à valorização das diversidades, bem como à prevenção e combate a qualquer forma de preconceito na Universidade.

Após o encontro presencial, o curso segue até o dia 31 de julho no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (Moodle), onde os participantes terão acesso a informações mais detalhadas a respeito da estrutura e organização da UFSC, dos direitos e deveres do servidor público federal, das funções do estado, etc.

Maiores informações sobre este e outros cursos de capacitação nos ramais 8722 e 8733.

Páginas: 1 2