Curso Ética e Gestão de Conflitos no Serviço Público Pós-Pandemia – de 26 a 30 de junho

26/05/2023 09:30


Estão abertas, até 19 de junho, as inscrições para o curso Ética e Gestão de Conflitos no Serviço Público Pós-Pandemia: redefinições, novos desafios e boas práticas. O curso ocorre de 26 a 30 de junho, na modalidade presencial, e é destinado a servidores docentes e técnico-administrativos em educação da UFSC.

INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO
Ministrante: André de Sá Brant
Presencial
26/06/2023 a 30/06/2023
14 às 18h – Sala Lantana – Centro de Cultura e Eventos, 3º piso.
* Somente no dia 29/06, a aula acontecerá no Auditório do CCJ.
Apresentar fundamentos teóricos, abordar referências normativas e aprofundar aspectos prático-profissionais relacionados à ética e à gestão de conflitos na administração pública, com um olhar atento à mudança de paradigmas e aos novos desafios que caracterizam o serviço público contemporâneo (pós-pandemia). Pretende-se, assim, que os participantes desenvolvam maior capacidade de reflexão crítica – consciência ética – e adotem conduta em linha com as melhores práticas de prevenção/resolução de controvérsias no ambiente de trabalho.
– Introdução ao serviço público contemporâneo (pós-pandemia): desburocratização, transformação digital e requalificação das relações interpessoais;
– Ética: antecedentes e significados para o servidor público;
– Conflitos no ambiente de trabalho: conceituação, classificação e estágios de um conflito;
– Ética e contornos jurídicos do serviço público pós-pandemia: releitura de princípios e valores que informam a atividade administrativa de direito público (conforme da jurisprudência);
– Ética e despesa pública (breves considerações sobre a nova Lei de licitações e contratos administrativos);
– Ética e direitos sociais do trabalhador contemporâneo: premiação por metas, jornada flexível (jornada móvel) e teletrabalho no âmbito público;
– Estratégias para prevenção, gestão e resolução de conflitos à luz da ética: particularidades do ambiente acadêmico;
– Novo paradigma de atendimento aos usuários: direitos e deveres do servidor;
– Recebimento de brindes/presentes pelo servidor público federal;
– Ética e conflitos decorrentes da terceirização;
– Agente público e redes sociais;
– Ética, direitos da personalidade e questão identitária;
– Ética, segurança da informação e proteção de dados pessoais;
– Tópico especial: assédio moral no serviço público;
– Considerações finais.
24 horas
30 participantes
Público-alvo: Servidores docentes e técnico-administrativos em educação da UFSC.
12/05/2023 a 19/06/2023
Pelo o SGCA ou pelo e-mail dicc.ddp@contato.ufsc.br

*Ao acessar o sistema de inscrições, selecione a opção “Participante” no menu superior e, em seguida, a opção “Programação e Inscrição”.