Etapa 2 – Validação de Necessidades

A segunda etapa prevista para o Levantamento de Necessidades de Desenvolvimento (LND) é a validação de necessidades identificadas pelas equipes de trabalho. Para tanto, as chefias de unidades – ocupantes de Cargo de Direção (CD) – deverão ponderar e classificar as necessidades das equipes conforme a frequência com que elas ocorrem e o nível de resultado esperado, tendo em vista os objetivos organizacionais alinhados ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

A validação das necessidades de desenvolvimento das equipes é fundamental para o planejamento das ações de desenvolvimento para 2023, como concessão de afastamentos para pós-graduação, apoio financeiro para eventos, licenças para capacitação e oferta de cursos de curta duração, tanto para docentes quanto para técnico-administrativos em educação.

Para auxiliar a etapa de validação das necessidades das equipes de trabalho, a metodologia instituída pela Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia prevê as seguintes questões:

Questões a serem respondidas pelas chefias de unidades:

  • Para resolver esse problema de desempenho, os agentes públicos têm a necessidade de aprender algo e alcançar um resultado organizacional. Classifique o que precisa ser aprendido (informado pelas equipes) e o resultado a ser alcançado (informado pelas equipes):
    (seleção entre 3 opções de resposta para cada questão)
  • Considerando esta necessidade e todas as demais necessidades da minha equipe, considero que esta necessidade (conferir respostas às questões IFS 3, 4, 5 e 6):
    (seleção entre 3 opções + campo aberto para observações)

Para mais detalhes, consulte as seções Guias e Orientações e Informações Complementares ao final desta página.

ATENCÃO!

O prazo final para a validação das necessidades das equipes no Portal SIPEC é 11/09/2022.

 

Guias e Orientações
Informações Complementares
Trecho de Webinário do Ministério da Economia:
Nova Metodologia de Levantamento de Necessidades de Desenvolvimento
Duração: 5 minutos
Trecho de Webinário do Ministério da Economia:
Exemplos de Necessidades de Desenvolvimento
Duração: 25 minutos
Trecho de Webinário do Ministério da Economia:
Afastamentos e Licenças para Capacitação
Duração: 5 minutos
Perguntas Frequentes
O que devo considerar como equipe? Quem é minha equipe?

Na maioria dos casos, a menor divisão administrativa dentro da unidade compõe uma equipe de trabalho. Porém, podem haver situações em que dois ou mais setores componham uma só equipe devido à proximidade de seus trabalhos ou quantidade de servidores.

Por exemplo, uma coordenadoria que possui duas divisões pode ter duas equipes diferentes realizando seus levantamentos de necessidades de desenvolvimento se as atribuições e rotinas de trabalho forem muito distintas. Entretanto, se houver proximidade, é mais interessante que as duas divisões componham uma só equipe para análise das necessidades. Cada setor tem autonomia para decidir sobre essa composição.


Quem pode cadastrar as necessidades no Portal do SIPEC?

Qualquer servidor poderá cadastrar as necessidades de sua equipe no portal, com exceção de gestores com Cargo de Direção (CD), pois atuarão como validadores dessas necessidades na segunda etapa do processo.

É recomendável que o cadastro seja realizado pelas chefias imediatas – servidores com Função Gratificada (FG) ou Função de Coordenação de Curso (FCC) – devido às suas competências e responsabilidades frente ao setor. Todavia, as equipes têm autonomia para indicar seus representantes.

É indispensável que os representantes estejam previamente cadastrados no Portal SIPEC para poder registrar as necessidades das equipes. Para solicitar o cadastro é necessário preencher o formulário eletrônico.


O responsável pelo cadastramento precisa ser a mesma pessoa responsável pela organização da equipe para o levantamento de necessidades?

Não. Cada setor pode se organizar como achar mais adequado.

Exemplo: em um departamento de ensino, um servidor pode ser o responsável por reunir e organizar o levantamento da equipe; enquanto outro servidor será o cadastrador/representante. Todavia, neste exemplo, somente o representante terá acesso ao Portal SIPEC.


Os gestores de Cargo de Direção (CD) podem participar da etapa inicial de identificação de necessidades (Etapa 1)?

Sim. É recomendável que participem, motivem e contribuam com suas equipes (como servidor e como chefia). Os gestores de Cargo de Direção (CD) só não poderão cadastrar as necessidades no Portal e, por isso, deverão indicar alguém de sua equipe para cadastrar as necessidades.

Quais as consequências de eu não participar do Levantamento de Necessidades de Desenvolvimento (LND)?

Se as suas necessidades de desenvolvimento não forem diagnosticadas no LND, poderá não haver planejamento de ações para atendê-las no ano de 2023. Por isso é importante que as suas necessidades sejam levadas até o representante de sua equipe para que estejam previstas no Plano de Desenvolvimento de Pessoas de 2023. O art. 14 da IN 21/2021 prevê revisões para o PDP em seu ano de execução, mas estas ficam pendentes de autorização pelo órgão central do SIPEC.

O que são ações de desenvolvimento?

Conforme definição da PNDP, considera-se “ação de desenvolvimento, capacitação ou treinamento regularmente instituído: atividade de aprendizagem estruturada para impulsionar o desempenho competente da atribuição pública em resposta a lacunas de performance ou a oportunidades de melhoria descritas na forma de necessidades de desenvolvimento, realizada em alinhamento aos objetivos organizacionais, por meio do desenvolvimento assertivo de competências”. São exemplos de ações de desenvolvimento: cursos de curta duração, afastamentos para stricto sensu, licença capacitação e demais eventos para capacitação.

O que são necessidades de desenvolvimento?

Conforme definição da PNDP, considera-se “necessidade de desenvolvimento: lacuna identificada entre o desempenho esperado e o desempenho atual, derivada da diferença entre o que o servidor deveria saber fazer/ser e o que ele sabe fazer/ser, com efeito sobre os resultados organizacionais”. Toda atribuição ou conhecimento desempenhado pelo servidor que exija aprimoramento para o alcance dos objetivos organizacionais é uma necessidade de desenvolvimento.