Etapa 3 – Análise e Priorização de Necessidades

A Coordenadoria de Capacitação de Pessoas (CCP/DDP) e o Programa de Formação Continuada (PROFOR) realizarão o processo de consolidação e priorização das necessidades validadas pelas chefias de modo a elencar as necessidades de desenvolvimento que serão encaminhadas para análise da Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia como parte integrante do Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) da UFSC para 2023.

Mais informações em:
Guia para Elaboração do Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) – Etapa 3: Análise e Priorização de Necessidades.

Informações Complementares
Trecho de Webinário do Ministério da Economia:
Etapa 1 – Identificação de Necessidades de Desenvolvimento pelas Equipes
Duração: 45 minutos
Trecho de Webinário do Ministério da Economia:
Etapa 2 – Validação de Necessidades das Equipes pelas Chefias de Unidade
Duração: 15 minutos
Trecho de Webinário do Ministério da Economia:
Etapa 3 – Análise e Priorização de Necessidades
Duração: 20 minutos
Documentos Importantes
Perguntas Frequentes
O que devo considerar como equipe? Quem é minha equipe?

Na maioria dos casos, a menor divisão administrativa dentro da unidade compõe uma equipe de trabalho. Porém, podem haver situações em que dois ou mais setores componham uma só equipe devido à proximidade de seus trabalhos ou quantidade de servidores.

Por exemplo, uma coordenadoria que possui duas divisões pode ter duas equipes diferentes realizando seus levantamentos de necessidades de desenvolvimento se as atribuições e rotinas de trabalho forem muito distintas. Entretanto, se houver proximidade, é mais interessante que as duas divisões componham uma só equipe para análise das necessidades. Cada setor tem autonomia para decidir sobre essa composição.


Quem pode cadastrar as necessidades no Portal do SIPEC?

Qualquer servidor poderá cadastrar as necessidades de sua equipe no portal, com exceção de gestores com Cargo de Direção (CD), pois atuarão como validadores dessas necessidades na segunda etapa do processo.

É recomendável que o cadastro seja realizado pelas chefias imediatas – servidores com Função Gratificada (FG) ou Função de Coordenação de Curso (FCC) – devido às suas competências e responsabilidades frente ao setor. Todavia, as equipes têm autonomia para indicar seus representantes.

É indispensável que os representantes estejam previamente cadastrados no Portal SIPEC para poder registrar as necessidades das equipes. Para solicitar o cadastro é necessário preencher o formulário eletrônico.


O responsável pelo cadastramento precisa ser a mesma pessoa responsável pela organização da equipe para o levantamento de necessidades?

Não. Cada setor pode se organizar como achar mais adequado.

Exemplo: em um departamento de ensino, um servidor pode ser o responsável por reunir e organizar o levantamento da equipe; enquanto outro servidor será o cadastrador/representante. Todavia, neste exemplo, somente o representante terá acesso ao Portal SIPEC.


Os gestores de Cargo de Direção (CD) podem participar da etapa inicial de identificação de necessidades (Etapa 1)?

Sim. É recomendável que participem, motivem e contribuam com suas equipes (como servidor e como chefia). Os gestores de Cargo de Direção (CD) só não poderão cadastrar as necessidades no Portal e, por isso, deverão indicar alguém de sua equipe para cadastrar as necessidades.

Quais as consequências de eu não participar do Levantamento de Necessidades de Desenvolvimento (LND)?

Se as suas necessidades de desenvolvimento não forem diagnosticadas no LND, poderá não haver planejamento de ações para atendê-las no ano de 2023. Por isso é importante que as suas necessidades sejam levadas até o representante de sua equipe para que estejam previstas no Plano de Desenvolvimento de Pessoas de 2023. O art. 14 da IN 21/2021 prevê revisões para o PDP em seu ano de execução, mas estas ficam pendentes de autorização pelo órgão central do SIPEC.

O que são ações de desenvolvimento?

Conforme definição da PNDP, considera-se “ação de desenvolvimento, capacitação ou treinamento regularmente instituído: atividade de aprendizagem estruturada para impulsionar o desempenho competente da atribuição pública em resposta a lacunas de performance ou a oportunidades de melhoria descritas na forma de necessidades de desenvolvimento, realizada em alinhamento aos objetivos organizacionais, por meio do desenvolvimento assertivo de competências”. São exemplos de ações de desenvolvimento: cursos de curta duração, afastamentos para stricto sensu, licença capacitação e demais eventos para capacitação.

O que são necessidades de desenvolvimento?

Conforme definição da PNDP, considera-se “necessidade de desenvolvimento: lacuna identificada entre o desempenho esperado e o desempenho atual, derivada da diferença entre o que o servidor deveria saber fazer/ser e o que ele sabe fazer/ser, com efeito sobre os resultados organizacionais”. Toda atribuição ou conhecimento desempenhado pelo servidor que exija aprimoramento para o alcance dos objetivos organizacionais é uma necessidade de desenvolvimento.