Histórico
Até 2004 as atividades de capacitação da UFSC, destinadas aos servidores docentes e técnico-administrativos em educação, eram desenvolvidas de maneira descentralizada, ou seja, os cursos, palestras e demais eventos desta área, aconteciam na própria Universidade, porém em diferentes locais, normalmente em espaços físicos cedidos pelos Centros de Ensino.
Com a indisponibilidade de um local próprio, os programas de capacitação por vezes acabavam prejudicados, dada as dificuldades relativas, principalmente, à operacionalização dos eventos que envolviam as ações de capacitação.
A partir da criação da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Humano e Social – PRDHS, em 2004, foi inaugurado no dia 24/04/2004 o Centro de Capacitação da UFSC, localizado junto à antiga ala “C” do Restaurante Universitário – RU, um ambiente apropriado e com uma boa infraestrutura para a execução dos programas de capacitação, o qual abrigou a Divisão de Capacitação e Afastamento para Formação -DCAF.
Neste espaço também funcionou o Programa de Educação Permanente para os Servidores da UFSC – PREPESUFSC, que tinha como objetivo proporcionar aos servidores que não eram alfabetizados ou não possuíam o ensino fundamental e/ou médio a oportunidade de concluir tais níveis de ensino.
O Centro de Capacitação permaneceu em funcionamento até outubro de 2009, quando foi transferido para o 3º pavimento do Centro de Cultura e Eventos da UFSC, haja vista a necessidade de construção do novo prédio do RU.
Com essa mudança, a Capacitação passou a contar com um espaço físico moderno, com quatro salas de aula equipadas com notebook, projetores e ar-condicionado, além de um laboratório de informática, com capacidade para doze computadores.
Em maio de 2012, a estrutura organizacional foi alterada e a Divisão de Capacitação e Afastamento para Formação foi elevada à Coordenadoria de Capacitação de Pessoas – CCP. A Coordenadoria passa a ter a seguinte estrutura: Divisão de Afastamento e Apoio à Capacitação – DAAC responsável pelo gerenciamento das ações voltadas ao afastamento e ao apoio à capacitação para os servidores da UFSC e a Divisão de Capacitação Continuada – DICC, responsável pelo planejamento e execução de eventos de capacitação (cursos, oficinas, palestras, etc.), direcionados aos servidores da UFSC.
Em 2016, em um novo contexto a partir da troca da Administração Central, onde a área de gestão de pessoas retornou ao status, em nível de Pró-Reitoria, a CCP teve suas diretrizes redimensionadas, marcadas, principalmente, por um novo modelo conceitual que visa administrar com as pessoas, numa gestão coletiva e colaborativa voltada para a tônica do desenvolvimento dos servidores docentes e técnico-administrativos em educação, para o exercício de suas atividades institucionais.
A CCP passou a ser uma unidade administrativa vinculada ao Departamento de Desenvolvimento de Pessoas – DDP e à Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas – PRODEGESP responsável por coordenar, planejar, executar e avaliar as ações de capacitação na UFSC e sendo formada por uma equipe multidisciplinar de profissionais que atua de forma articulada com seus objetivos e com suas metas, estabelecendo o fluxo e a inter-relação das ações.
Além disso, o trabalho da CCP ocorre no âmbito de toda a Universidade, sendo responsável pela promoção de cursos de capacitação na modalidade presencial, semipresencial e a distância e buscando facilitar o acesso dos servidores da UFSC a ações de qualificação e de aperfeiçoamento dentro e fora instituição, estimulando-os a estar em um processo de constante desenvolvimento intelectual.
Até o ano de 2019, a gestão das ações tinha como base principal o Decreto nº 5.825, de 29 de junho de 2006, que institui linhas de desenvolvimento para o processo de capacitação dos servidores públicos, às diretrizes definidas em conjunto com PRODEGESP, e o desmembramento das ações de capacitação em programas temáticos.
Com a publicação do Decreto nº 9.991, de 28 de agosto de 2019, posteriormente alterado pelo Decreto nº 10.506, de 02 de outubro de 2020, o qual dispõe sobre a nova Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP) da Administração Pública Federal Direta, Autárquica e Fundacional, bem como a Instrução Normativa nº 201, de 11 de setembro de 2019, atualmente substituída pela Instrução Normativa SGP-ENAP/SEDGG/ME nº 21, de 1º de fevereiro de 2021, o Sistema de Pessoal Civil da Administração Pública Federal – SIPEC poderá compreender melhor quais são as necessidades de aperfeiçoamento e desenvolvimento de pessoas da Administração Pública Federal com o objetivo de promover o desenvolvimento dos servidores públicos nas competências necessárias à consecução da excelência na atuação dos órgãos e das entidades.
Atualmente, a UFSC passou a informar ao SIPEC as necessidades de desenvolvimento de seus servidores, bem como os custos estimados para que a Enap e demais Escolas de Governo passem a ser mais aderente às necessidades apresentadas, contribuindo para a otimização do uso racional dos recursos públicos e tornando as ações de desenvolvimento mais eficazes e eficientes. Dessa forma, em 2020 a CCP passou a adotar o Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP), em substituição ao antigo Plano Anual de Capacitação (PAC), como instrumento para elencar as ações de desenvolvimento necessárias a consecução de seus objetivos institucionais.
A nossa visão de futuro é o condutor de um todo que está articulado e conectado com o compromisso junto à comunidade universitária e com o potencial da força de trabalho de nossa equipe, que projeta ser modelo em excelência e inovação na capacitação de pessoas. Assim, representa um espaço de concepção e de promoção de ações de desenvolvimento voltadas ao aprimoramento de competências e a consecução da excelência na atuação institucional.