Histórico

Até 2004 as atividades de capacitação da UFSC, destinadas aos servidores docentes e técnico-administrativos, eram desenvolvidas de maneira descentralizada, ou seja, os cursos, palestras e demais eventos desta área, aconteciam na própria Universidade, porém em diferentes locais, normalmente em espaços físicos cedidos pelos Centros de Ensino.

Com a indisponibilidade de um local próprio, os programas de capacitação por vezes acabavam prejudicados, dada as dificuldades relativas, principalmente, à operacionalização dos eventos que envolviam as ações de capacitação.

A partir da criação da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Humano e Social – PRDHS, em 2004, foi inaugurado no dia 24/04/2004 o Centro de Capacitação da UFSC, localizado junto à antiga ala “C” do Restaurante Universitário – RU, um ambiente apropriado e com uma boa infraestrutura para a execução dos programas de capacitação, o qual abrigou a Divisão de Capacitação e Afastamento para Formação -DCAF.

Neste espaço também funcionou o Programa de Educação Permanente para os Servidores da UFSC – PREPESUFSC, que tinha como objetivo proporcionar aos servidores que não eram alfabetizados ou não possuíam o ensino fundamental e/ou médio a oportunidade de concluir tais graus de ensino.

O Centro de Capacitação permaneceu em funcionamento até outubro de 2009, quando foi transferido para o 3º pavimento do Centro de Cultura e Eventos da UFSC, haja vista a necessidade de construção do novo prédio do RU.

Com essa mudança, a Capacitação passou a contar com um espaço físico moderno, com quatro salas de aula equipadas com notebook, datashow e ar-condicionado, além de um laboratório de informática, com capacidade para doze computadores.

Em maio de 2012, a estrutura organizacional foi alterada e a Divisão de Capacitação e Afastamento para Formação foi elevada à Coordenadoria de Capacitação de Pessoas – CCP. A Coordenadoria passa a ter a seguinte estrutura: Divisão de Afastamento e Apoio à Capacitação – DAAC responsável pelo gerenciamento das ações voltadas ao afastamento e ao apoio à capacitação para os servidores docentes e técnico-administrativos da UFSC e a Divisão de Capacitação Continuada – DICC, responsável pelo planejamento e execução de eventos de capacitação (cursos, oficinas, palestras, etc.), direcionados aos Servidores da UFSC.

Atualmente, a CCP é uma unidade administrativa vinculada ao Departamento de Desenvolvimento de Pessoas – DDP e à Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas – PRODEGESP responsável por coordenar, planejar, executar e avaliar as ações de capacitação na UFSC. Seu trabalho ocorre no âmbito de toda a Universidade, sendo responsável pela promoção de cursos de aperfeiçoamento na modalidade presencial, semipresencial e a distância e buscando facilitar o acesso dos servidores da UFSC a ações de qualificação e de aperfeiçoamento dentro e fora instituição, estimulando-os a estar em um processo de constante desenvolvimento intelectual.

A CCP é formada por uma equipe multidisciplinar de profissionais que atua de forma articulada com seus objetivos e com suas metas, estabelecendo o fluxo e a inter-relação das ações. Em 2016, neste novo contexto com a troca da Administração Central, onde  área de gestão de pessoas retorna-se ao status, em nível de Pró-Reitoria, a CCP tem suas diretrizes redimensionadas, marcadas, principalmente, por um novo modelo conceitual centrado na tônica do desenvolvimento dos servidores docentes e técnico-administrativos em educação, para o exercício de suas atividades institucionais.

A nossa visão de futuro é o condutor de um todo que está articulado e conectado com o compromisso junto à comunidade universitária e com o potencial da força de trabalho de nossa equipe, que projeta ser modelo em excelência e inovação na capacitação de pessoas.  Assim, representa um espaço de concepção e de promoção de ações de aperfeiçoamento e de qualificação voltadas ao aprimoramento de competências.

 #INOVAR! Está é a nossa bandeira